O vírus no mosquito

 

Acompanhe o que acontece quando um mosquito pica alguém infectado pelo vírus do dengue:

 

- O vírus infecta as células que revestem o estômago do inseto e começa a se multiplicar em ritmo acelerado: de cada célula infectada saem centenas de partículas virais que invadem as células vizinhas (3).

 

- Entre sete e dez dias depois, o revestimento do estômago do mosquito já está inteiramente tomado. O vírus atinge, após este período, outros tecidos do mosquito, como o proventrículo, o corpo gorduroso, o tórax, a cabeça e o sistema nervoso do animal(3).

 

- Passados mais alguns dias, o vírus se acumula em grande número nessas estruturas, chegando às glândulas salivares, e aí sim o mosquito passa a ser transmissor da doença. A cada vez que a fêmea se alimentar de sangue humano, vai injetar sua saliva infectada nos indivíduos picados (3).

 

- Além de transmitir o vírus para os humanos, a fêmea pode passá-lo também para suas crias – de mil mosquitos nascidos de uma mãe infectada, 10 a 19 já começam a vida com o vírus (4).

 

 

 

___ 

 

3. de Oliveira RL. Transmissão vetorial. In: Valle D, Pimenta DN, Cunha RV da, editors. Dengue: teorias e práticas. 1st ed. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz; 2015. p. 127–46.

 

4. Rosen L, et al. Transovarial transmission of dengue viruses by mosquitoes: Aedes albopictus and Aedes aegypti. Am J Trop Med Hyg. 1983 Sep;32(5):1108-19.