Comunicação, educação e participação popular

 

Na luta contra as arboviroses, é preciso se comunicar! Ações de comunicação são fundamentais para educar a população, estimulando-a a alterar comportamentos de risco, bem como para promover a participação comunitária.

 

Um projeto pioneiro é a iniciativa “10 minutos Contra a Dengue”, idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) (15), e parte da campanha oficial de controle da doença no estado do Rio de Janeiro. Ela propõe à população dedicar, por semana, 10 minutos do seu tempo na limpeza dos criadouros domésticos.

 

Outra iniciativa bem-sucedida é o Dia Nacional de Combate à Dengue, que era realizado no penúltimo sábado de novembro, que se transformou atualmente em Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti, quando todo o país se mobiliza em ações contra a doença (16). Projeto similar é o Dengue Day, promovido pela ASEAN, Associação de países do Sudeste Asiático (17).

 

Os diversos projetos que levam a luta contra as arboviroses para dentro das escolas, utilizando-se do Programa de Saúde da Família (PSF) em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), têm resultado em ações inovadoras e criativas, combinando arte e ciência (18). Entre elas, destacam-se espetáculos teatrais, músicas, feiras de ciência, artes plásticas e campanhas comunitárias (18).

 

Esta exposição é uma ação educativa que se insere neste contexto, o da popularização da ciência e da divulgação científica, necessárias à apropriação do conhecimento pela população e para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de gerar uma mudança de atitude frente aos desafios que se apresentam em relação às arboviroses.

 

 

 

___

 

15. Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Dengue - Vírus e vetor. [Internet] Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/10_minutos_contra_aedes.pdf. Acesso em: 2017 Jun 05

 

16. Brasil. Portal Brasil. Governo convoca estados para combater Aedes aegypti. [Internet] Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/11/governo-convoca-estados-para-combater-aedes-aegypti. Acesso em: 2017 Jun 05.

 

17. Association of Southeast Asian Nations. ASEAN Dengue Day. [Internet] Disponível em: http://asean.org/asean-dengue-day/. Acesso em: 2017 Jun 05.

 

18. Schall VT, et al. Educação em Saúde como estratégia no controle integrado da dengue: reflexões e perspectivas. In: Valle D, Pimenta DN, Cunha RV da, editors. Dengue: teorias e práticas. 1st ed. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz; 2015. p. 357–80.